folhas de outono

folhas de outono

terça-feira, 15 de junho de 2010

'QUEM É ELA "



Severina Cabral de melo, carinhosamente chamada de Severa, natural de Alagoinha, estado da Paraíba, tendo nascida em 04 de Junho de 1953, cresceu na cidade vizinha, Alagoa Grande, onde começou seus estudos, tomando aulas particulares em uma escola que funcionava na própria casa da professora, Neusa Freire, tendo depois estudado no colégio do Rosário (colégio de freiras) até o 4º ano primário.
Concluiu o 1º e 2º graus no colégio estadual de Alagoa Grande, licenciatura plena em estudos sociais pela FAFIG (Faculdade de filosofia ,ciências e letras de Guarabira, atual campus III da UEPB).
Exerceu o magistério na década de 80 no colégio Afonso Pereira, (hoje extinto) em João Pessoa.
De Alagoa Grande teve como fonte de leitura e inspiração literária, a biblioteca estadual e a biblioteca pública. Como manifestou interesse pela leitura desde a infância, teve como predileção as obras de Monteiro Lobato, e dos autores estrangeiros se encanta cada vez que ler " O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupery.
Tem como autor paraibano José Lins do Rego, da literatura nacional destaca Graciliano Ramos, apaixonada pelo omancista José de Alencar. Sua escritora preferida Adélia Prado e sua poetisa favorita Cecília Meireles. E um dos precursores da poesia romântica continua sendo Vinícius de Morais. Como é simpatizante da literatura de cordel marca na cultura nordestina o violeiro Oliveira de Panelas.
Atualmente manifesta sua leitura na coleção de Paulo Coelho de onde atinge sua profundidade, numa grandeza interior. Que não teme se expor ao exercício do viver e redescobre a cada minuto o renascer.

Nenhum comentário: